quarta-feira, 8 de junho de 2011

GRUPO 7: Texto da aula 01.06

A Cultura Chinesa



A cultura Chinesa é muito diferente comparando com aquilo que estamos acostumados a ver aqui no ocidente. Para nós brasileiros, é considerada muitas vezes  estranha e até nojenta pela sua alimentação diversificada, mas também rica em questão de sua religião,cultura, linguagem, conhecida como mandarim.
Se tratando de sua alimentação, é uma das mais peculiáres culinárias mundiais. Sua comida sólida é degustada com pauzinhos chineses conhecidos como k'uai-tzu, e os líquidos com uma colher, normalmente de cerâmica. Quanto aos principais alimentos básicos, o arroz é o carro chefe na região Sudeste do País, enquanto no Norte, onde se planta principalmente trigo, predominam as massas de farinha de trigo. Há centenas de variedades de alimentos de arroz ou trigo. O arroz, por exemplo, pode ser servido cozido, frito ou em forma de sopa, pudim, bolinhos de farinha de arroz, triângulos embrulhados em folha de bambu. Com a farinha de trigo são feitos o pão chinês no vapor, com ou sem recheio, macarrões, pastéis, raviólis e mais uma grande variedade de massas.
O chá é uma bebida popular desde os tempos antigos da China e era considerada uma das sete necessidades diárias (sendo as outras a lenha, o arroz, o óleo, o sal, o molho de soja, e o vinagre). A cultura do chá na China difere dos outros países, em métodos de preparação, degustação e nas ocasiões em que é consumido. Além de bebida, também usado em medicamentos herbários, na culinária chinesa, normalmente e, principalmente em rituais de cura ou em reuniões.
Em questão lingüística, o mandarim é o idioma mais falado do mundo, cerca de 900 milhões de pessoas tem como língua materna, e é um dos idiomas oficias na ONU. Não podemos deixar para traz também a questão da religião que é bem ampla e diversificada.
Desde o início de sua história, os chineses praticam a religião, e o estudo deste é complicado por diversos motivos. Sua religião é considerada sagrada, espiritual, porém não invocam um conceito de Deus, e sim seus deuses mitológicos. Dentro das religiões podemos citar o Confuncionismo, Taoísmo, Sincredismo(cujo elemento comum é professar escolhas múltiplas) e assim surge as religiões populares chinesas. Eles adoram seus antepassados, mantido como convicção e idolatria, Confucionismo, Xamanismo, e Taoísmo. A maioria dos chineses tem uma concepção de Céu e yin e yang. Praticam a astrologia, Feng Shui, e geomancia.
Com a presença de estrangeiros no país, religiões foram introduzidas, como Budismo, Islã, e Cristianismo. Atualmente, a República Popular da China tolera algumas liberdades religiosas e a existência de grupos religiosos ativos. Mas estes grupos ainda são fortemente supervisionados pelo Estado chinês, mais concretamente pelas Associações Patrióticas (ex: Associação Patriótica Católica Chinesa). É ilegal ser membro de Igrejas ou de grupos religiosos que não são controlados por estas Associações Patrióticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário