quarta-feira, 8 de junho de 2011

GRUPO 7: A invenção da infância

Com algumas exceções grande parte das pessoas que entram na fase adulta pelo desenvolvimento do seu corpo se seu ciclo não for interrompido, crescemos, amadurecemos, envelhecemos e morremos.
No vídeo “A invenção da infância” podemos observar diferentes culturas e sociedades. O modo como este influencia em suas vidas e no desenvolvimento de uma criança. O curta- metragem aborda duas realidades extremas, duas meninas de classe alta de São Paulo e dois meninos do Sertão, que trabalham em uma pedreira.
O sentimento de pena é inevitável ao ver os pequenos trabalhando, correndo riscos de mutilações e ferimentos por trocados.
Apesar da legislação definir o que é ser crianças e também os direitos  reservados a ela, nem todas as crianças vivem a infância da mesma forma,  “ Nem sempre ser criança é ter direito de viver a infância”  
As diferentes sócias-economias da atualidade determinam a vivência da infância e infelizmente diferenciam as experiências de “ser crianças” em diferentes grupos sociais.
É visível como os hábitos de consumo e competitividade então presentes na sociedade atingindo também as crianças. Nossa esperança é que todas as crianças, quem sabem um dia, possam ser “realmente crianças”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário