quarta-feira, 13 de abril de 2011

A VIDA FAMILIAR Grupo 5


A influência da cultura na adaptação individual tem sido uma questão de considerável importância na psicologia, antropologia e em outras ciências sociais; no entanto, dificuldades teóricas e metodológicas têm limitado a possibilidade de investigar diretamente esses processos. A investigação de modelos da vida familiar faz-se importante devido ao papel estrutural da família na sociedade brasileira e sua relação com a saúde mental e desenvolvimento dos indivíduos.



O modelo cultural da vida familiar foi composto por elementos positivos e negativos aos vínculos familiares. Os elementos positivos puderam ser relacionados à estrutura familiar e ao funcionamento afetivo e qualidade das relações familiares. Os elementos negativos puderam ser distribuídos em um poder prejudicial aos vínculos familiares e aos indivíduos. Sendo que vício, violência e irresponsabilidade foram os elementos relacionados como potencialmente mais destrutivos aos vínculos familiares e às funções protetivas que a família poderia desempenhar.

A configuração familiar vem sendo afetada por transformações sociais, relacionadas, principalmente, à evolução tecnológica, ao desejo por um novo estilo de vida e a entrada da mulher no mercado de trabalho. Cabe à sociedade como um todo saber associar e aproveitar o que está sendo ofertado atualmente sem esquecer seus valores, princípios e culturas. 





Julia Ipê, Larissa Assis, Júllian R. Fischer, Cássio Souza e Lucas Dion Kist (moderador)

Nenhum comentário:

Postar um comentário