sábado, 16 de abril de 2011

O Sagrado e o Profano


sa.gra.do - adj1. Que se sagrou. 2. Relativo às coisas divinas, à religião; sacro, santo. 3. venerável; santo. 4. sm. Aquilo que é sagrado, santo.

pro.fa.no - adj1. Estranho à religião. 2. Contrário ao respeito devido a coisas sagradas. 3. Não sagrado. 4. V. secular (5). 

Considerando os conceitos apresentados acima, extraídos do Dicionário Aurélio, profano é aquilo que atribuímos como o sinônimo de mundano, cotidiano ou rotineiro. Já sagrado é aquilo que temos com grande carga de significados vindo tanto da subjetividade individual quanto da cultura. Assim, sendo um o oposto do outro. 

O sagrado está relacionado com o divino: um objeto sagrado não é um objeto divino, mas um objeto que permite a ligação com o divino. A divindade a que o sagrado permite uma ligação é uma força que tanto vence e ajuda a vencer, como fracassa e faz fracassar; é um poder que não se pode definir, que está em todo o lado mas que não se pode localizar em lado nenhum. Por outro lado, o profano é um assunto mais complicado. Se seguirmos a lógica, então tudo o que não está ligado à religião é profano. Mas, em certas comunidades, o sagrado está presente em todo o lado: tudo o que faz parte da existência é sagrado. Nestes casos, onde o sagrado domina, onde poderemos encontrar o profano? A resposta é simples, não o encontramos.

"O discurso do sagrado, hoje, coloca-se mais na definição dos espaços de laicidade como redutoras manifestações daquele, ao mesmo tempo que se procura analisar a questão de se esta laicidade não tem ela mesma manifestações de tipo religioso, apelando para autoridade transcendente e, por isso, marcada pelas características do sagrado." 

Referências:
sagrado/profano. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. [Consult. 2011-04-16].
Disponível na www: <URL: http://www.infopedia.pt/$sagradoprofano>.



Grupo 8: Laura Gomes, Thamires Waechter, Vanessa Costa, Juliana Eichwald e Jonara Raminelli

Nenhum comentário:

Postar um comentário