quarta-feira, 27 de abril de 2011

Filme: Narradores de Javé - Grupo 10

No filme assistido, "Narradores de Javé", pudemos ver e compreender a importância da história escrita. O filme traz a história de moradores de um pequeno vilarejo que, correndo o risco de ser inundado por uma repressa que ali construiriam, seus moradores decidem documentar a história do vilarejo, mostrando a importância que ele tinha para a história, e assim tentar salvá-lo.

O "problema" surge na hora de escrever estas histórias. Cada morador tinha uma versão dos fatos acontecidos, e jurava de pé junto ser aquela a verdadeira. O personagem "Biá", seria o responsável em passar para o papel estas histórias, pois era o único a saber escrever. Porém o que aconteceu, foi que Biá, por ser o típico malandro e até certo modo, preguiçoso, passou a perna nos outros moradores, e acabou não escrevendo nada do que haviam lhe contado, e a cidadezinha acabou completamente embaixo da água. A única coisa que restou, e que conseguiram "salvar", foi o sino da Igreja, sino este que tinha para eles um grande significado. 

Os moradores tiveram então de partir, deixando para trás todas suas histórias e lembranças da pequena Javé, que agora estava embaixo da água. Ao ver o vilarejo nesta situação, Biá percebe o mal que acabou fazendo, não somente ao povo, mas a si mesmo, porque afinal, também era um morador daquele singelo vilarejo. 


Aline G. Gonçalvez e Luis Eduardo Bandeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário