terça-feira, 10 de maio de 2011

Criança, Jovem, Adulto, Idoso.


Na aula do dia 04 de maio, assistimos o filme A Invenção da Infância, da diretora Liliana Sulzbach. Com depoimentos de crianças de diferentes regiões do Brasil e diferentes classes sociais, o filme deixa claro que o fato de um ser humano ter pouca idade, sendo denominado criança, não está necessariamente relacionado a ele possuir ou não infância, demonstrando também de onde vêm essa noção, essa construção de pensamento que adquirimos ao longo da vida.

Como após o término do filme discutimos sobre os termos que usamos normalmente para classificar os seres humanos de acordo com sua idade, nós achamos interessante abordar os outros significados que são atribuídos a esses termos fazendo uma relação com um dos primeiros textos que vimos na disciplina, A Sociedade Como Sistema de Significação.

Por exemplo, como foi falado em aula, a juventude deixou de ser apenas um período da vida de uma pessoa e virou uma espécie de conceito, característica ou qualidade. Quando uma pessoa de quarenta anos diz pra outra da mesma idade que ela está jovem, esta pode receber o comentário como um elogio, pois a palavra jovem assume um significado relacionado a beleza levando em conta a ideia de que uma pessoa de vinte anos é mais bonita do que uma quarenta. Nesse mesmo pensamento quando uma pessoa que já passou da “infância” é chamada de criança ela pode estar sendo chamada de boba, que aos olhos de adultos pode ser uma das características de uma criança. Ou ainda quando uma pessoa mais nova, seja ela criança ou adolescente é chamada de adulta pode significar que ela é mais responsável do que normalmente as pessoas da sua idade são. Finalmente então quando um adulto é chamado de velho ele pode achar que está sendo chamado de inútil ou doente, como se todo velho fosse isso.
Enfim, é interessante como palavras adquirem diversos significados a partir das características das pessoas que elas descrevem assim como mostra o filme e os termos que citamos que além de se relacionarem com a idade da pessoa podem significar algum aspecto moral ou físico.


Grupo 9: Ana Cláudia Müller, Andreia Bueno, José Roberto S. C. Sobrinho (moderador), Lindiara Hagemann, Maira Farinon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário