quinta-feira, 26 de maio de 2011

A Etnicidade e os Direitos

Comentário pessoal sobre os assuntos tratados na aula do dia 25/05/11.



Acho interessante, complexo e muitas vezes prolixo o conceito de Etnicidade abordado pela professora na aula. Sem dúvida, povos como índios, negros e outros que buscam o reconhecimento e o respeito às suas diferenças devem se autoafirmar de acordo com sua origem, costumes e padrões culturais, mas o ponto mais forte dessa discussão é quando as leis brasileiras relacionadas a esses povos encontram algumas ambiguidades nas suas aplicações. Por exemplo quando elas reconhecem os diferentes grupos étnicos e os dá o direito de fazerem seus rituais e se autodenominarem um grupo social, muitas vezes esses costumes podem entrar em contradição com o que é visto como normal e legal pela maior parte da sociedade e até pela constituição. Ou quando são estabelecidas leis para privilegiar minorias que foram prejudicadas ao longo dos anos e acabam ocorrendo fraudes beneficiando pessoas que não deveriam receber estes direitos.

Em meio a tantos conceitos diferentes e alguns as vezes até relativos, uma das perguntas que mais gera discussão é: Sabendo da diversidade étnica e da grande miscigenação existente no Brasil até que ponto uma pessoa pode ser considerada componente de um grupo étnico e ter os mesmos direitos e prerrogativas que os outros de seu grupo?

A origem de seus antepassados, a língua, o fenótipo, os costumes, todos esses são fatores que influenciam nessa decisão, mas a discussão é realmente complexa quando se trata da quantidade de diferenças a ser analisada em cada fator e do propósito dessa análise (as leis que reconhecem e concedem direitos aos grupos étnicos). Não esquecendo que alguns desses traços podem facilmente ter sido construídos culturalmente ao longo do tempo, porém cultura e etnicidade não são a mesma coisa.



José Roberto Spalding Corrêa Sobrinho


Grupo 9: Ana Cláudia Müller, Andreia Bueno, José Roberto S. C. Sobrinho (moderador), Lindiara Hagemann, Maira Farinon.


Nenhum comentário:

Postar um comentário