quarta-feira, 30 de março de 2011

Não acredite em tudo o que você vê e ouve por aí

É de conhecimento geral que nem tudo o que parece é. Na maioria das vezes, levamos isso na brincadeira. Mas e se realmente as coisas não são como nós pensamos?

O significado ou o sentido de determinada palavra depende do contexto em que está inserida. Uma mesma expressão pode ter dois ou mais significados, ela pode ser um símbolo, uma expressão, um sentido figurativo ou mesmo uma denominação. É o que se percebe na palavra cavalo, por exemplo. Conforme o uso ou a que se atribui pode significar a denominação de um animal, símbolo de força ou então se refere a alguém ríspido.
Outro fator importante que deve ser levado em conta, é o significado para as diferentes culturas, ou seja, para cada modo de vida, cada civilização, um mesmo termo pode ter alterações de sentido. A apalavra "embaraçada", por exemplo, para os brasileiros significa confusa, já em outras culturas como a espanhola, a mesma palavra - embarazada - remete à uma mulher grávida.
Para entender o significado de cada termo é necessário entender o contexto em que ele se encontra. Levando isso em consideração, podemos entender que não apenas as palavras dependem do contexto. As atitudes das pessoas mudam de acordo com seus costumes. Enquanto no Brasil tchau significa que você está indo embora, na Itália o "ciao" pode ser tanto um oi quanto um até logo.
Além das palavras e costumes, ainda existem as imagens. As fotos ou pinturas são representações de algo, mas não são o que representam. Quando olhamos uma foto não estamos vendo as pessoas naquele pequeno espaço. O que nós vemos, na verdade, é uma representação de como as pessoas estavam no momento em que a imagem tornou-se imortal. Com essa foto, além da imagem, também aparece o sentimento. O que estariam sentindo as pessoas naquela representação? A interpretação pode ser diversa, dependendo dos costumes de cada cultura.
Assim sendo, para conseguir entender o que se passa em cada lugar é preciso estar inserido na cultura do povo, tentar pensar como eles. Se realmente conseguirmos aprender um pouco de cada cultura, poderemos ter diversas interpretações das mais diferentes situações.

Grupo 8: Laura Gomes, Thamires Waechter, Vanessa Costa, Juliana Eichwald e Jonara Raminelli
Moderadora: Laura Gomes

Nenhum comentário:

Postar um comentário