LÉVI- STRAUSS
Na aula de antropologia cultural do dia 23 de março, nos foi apresentado o texto “A Sociedade Como Sistema de Significação,onde continha citações de Lévi-Strauss.
Mas afinal de contas quem é Lévi Strauss? Seu nome completo é Claude Lévi-Strauss, nasceu em Bruxelas, na Bélgica em 1908, foi um dos grandes pensadores do século 20. Foi antropólogo, professor e filósofo Frances.
No Brasil, lecionou sociologia na recém-fundada Universidade de São Paulo, de 1935 a 1939, e fez várias expedições ao Brasil central, estudando os indígenas.
É o registro dessas viagens, publicado no livro "Tristes Trópicos" (1955) que lhe trará a fama. Nessa obra ele conta como sua vocação de antropólogo nasceu durante as viagens ao interior do Brasil.
O estudioso jamais aceitou a visão histórica da civilização ocidental como privilegiada e única. Sempre enfatizou que a mente selvagem é igual à civilizada. Sua crença de que as características humanas são as mesmas em toda parte surgiu nas incontáveis viagens que fez ao Brasil e nas visitas a tribos de índígenas das Américas do Sul e do Norte .
Suas pesquisas, iniciadas a partir de premissas lingüísticas, deram à ciência contemporânea a teoria de como a mente humana trabalha. O indivíduo passa do estado natural ao cultural enquanto usa a linguagem, aprende a cozinhar, produz objetos etc. Nessa passagem, o homem obedece a leis que ele não criou: elas pertencem a um mecanismo do cérebro.
Aos 97 anos, em 2005, recebeu o 17o Prêmio Internacional Catalunha, na Espanha. Declarou na ocasião: "Fico emocionado, porque estou na idade em que não se recebem nem se dão prêmios, pois sou muito velho para fazer parte de um corpo de jurados. Meu único desejo é um pouco mais de respeito para o mundo, que começou sem o ser humano e vai terminar sem ele - isso é algo que sempre deveríamos ter presente".
Postado por:Vania Soares do GRUPO 3-Componentes:Vania Soares,Mariele Garcia,Fabio Felicio e Vivian Ataíde.
Faleceu em 30 de outubro de 2009 em Paris.
Nenhum comentário:
Postar um comentário